Bispo Diocesano

Dom Dirceu Vegini nasceu em Massaranduba- SC, aos  14 de abril de 1952, terceiro  do casal Clemente, 92 e Maria, 86. Fez o ensino fundamental em Rio dos Cedros- SC e Ascurra- SC, com os salesianos. No Instituto Missões Consolata fez o ensino médio, em São Manuel-SP e Erexim-RS e a Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga-SP, de 1974 a 1976. Em 1978 foi acolhido na Diocese de Apucarana. Fez o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, nos anos de 1979 a 1982, residindo no Colégio Pio Brasileiro. Foi ordenado Diácono na Paróquia Santíssima Trindade- Arapongas- PR, no dia 08 de dezembro de 1983 e, na terra natal, foi ordenado presbítero no dia 21 de janeiro de 1984. Exerceu o ministério presbiteral na Diocese de Apucarana durante 22 anos, sendo pároco nas seguintes comunidades: em Ivaiporã- Pr, nas Paróquias N.Srª de Lourdes, Paróquia N.Srª. do Perpétuo Socorro e Paróquia Bom Pastor. Em Colorado foi pároco da Paróquia N.Srª. Auxiliadora durante 18 anos. Foi coordenador da Ação Evangelizadora no Decanato (Área) Norte, membro do Conselho Presbiteral e, em 2002 foi nomeado membro do Colégio de Consultores.  Esteve  na direção da Radio Colorado AM, como também presidiu a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Colorado (Rádio Comunitária). Foi eleito Bispo Auxiliar pelo Papa Bento XVI no dia 15 de março de 2006. Recebeu a  Ordenação Episcopal na Catedral N.Srª de Lourdes de Apucarana-PR no dia 02 de junho de 2006. Foi apresentado à Arquidiocese de Curitiba no dia 07 de julho de 2006. Em 2008 foi nomeado pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti responsável pela Região Episcopal Norte, composta por 40 Paróquias. De 2007 a 2010 fez a Visita Pastoral em 37  Paróquias. Foi designado Bispo referencial da Comissão Conselho de Leigos, Comissão dos Movimentos e novas comunidades de vida e Comissão da Comunicação. O Papa Bento XVI o  nomeou Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu no dia 20 de outubro e 2010. E dia 30/12 tomou posse como Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu, na Catedral N.Srª de Guadalupe.
***

O campo de vermelho chapado lembra Bento XVI, cujo emblema contém a mesma divisão, com ombros, direito e esquerdo, em prata. Os dois círculos, o da direita com o coração, encimado de azul e ouro lembra Massaranduba, terra natal do novo Bispo; o da esquerda, tirado do brasão do município de Colorado, onde Dom Dirceu foi Pároco por longos anos. Na parte central, está a cruz grega, lembrando Cristo, que se dignou assumir a humanidade e é a razão fundamental do sacramento da ordem. Ao interno da cruz “o Cristo” vem envolvido, em azul, na Trindade, que fundamenta o lema que é formado pela conjunção de duas palavras: "COMMUNIO" ET "PARTICIPATIO" COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO, e quer indicar que o bispo, a partir da sua consagração total a Deus e ao serviço da Igreja, é expressão de Comunhão entre todos, favorecendo as relações interpessoais, convocando o povo de Deus a Participar da vida Eclesial e da sua missão evangelizadora. O Batismo e a Confirmação que incorporam laicos e consagrados a Cristo faz de todos membros da Igreja. A missão Episcopal, assim, é a de ser instrumento de Comunhão, valorizando todos os ministérios eclesiais, e convocando todos à Participação, na edificação da comunidade, alicerçada no Evangelho da vida.



Episcopado em Foz


*Em 2011 Criou o Grupo de Servidores do Altar CCA - Coroinhas, Cerimoniários e Acólitos da Diocese de Foz do Iguaçu, incentivando o trabalho ao serviço do Altar pelas crianças e jovens.

*Dividiu as Pastorais e Movimentos em Comissões. 

*Aprovou o 12º Plano da Ação Evangelizadora.

*Enviou para Escola Diaconal de Curitiba quatro (4) candidatos ao Diaconado Permanente, o que incentivou a criação da mesma escola na Província Eclesiástica de Cascavel para 2013. 

*Criou o Jornal Diocesano "O Precursor". 

*Criou a Pastoral Presbiteral.

*Solicitou e aprovou a criação do Brasão da Diocese. 

*Eleito membro do Conselho Permanente da CNBB Sul 2 em 2011.



Co-ordenante de:


Dom João Carlos Seneme
Dom Elio Rama