Diocese



A Diocese de Foz do Iguaçu a partir do dia 24 de maio de 2011, dia de Nossa Senhora Auxiliadora e dia de Oração pela China por determinação do Papa Bento XVI, tem seu brasão, aprovado pelo Bispo Diocesano, Dom Dirceu Vegini. O Brasão, a partir desta data, será usado em todos os documentos oficiais desta Igreja Particular.


 
Descrição Heráldica
            Escudo de modelo francês moderno. Campo predominante de azul, (blau). Em chefe, duas espigas de trigo, granadas. Em contra-chefe, vinte e seis estrelas, sendo uma de tamanho maior. Ao centro e para cima: a fachada de uma igreja moderna, em contorno de prata, (argent) e vitral vermelho, tendo uma flor-de-lis, em ouro, (or); porta vazada em azul, (blau), contendo uma concha. Timbre: a cruz episcopal em formato latino.
 
Descrição Temático-simbólica
                     Fachada: A Catedral com a flor-de-lis, lembrando a Padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe. A concha, evocando o grande precursor, João Batista, que, pelo batismo, (concha), “preparava para o Senhor uma plebe ou povo perfeito”, (Lc. 1, 17). A Catedral, símbolo da Cátedra do Bispo, é donde provém a palavra, a santificação e o governo do povo fiel, representada pela estrela maior e, conjuntamente com ela, se dissemina esta palavra, pelas e nas paróquias, estas representadas pelas demais estrelas. O campo azul representa a água e o céu; a água, para as quais o bom pastor conduz suas ovelhas sedentas e o céu, término da caminhada das ovelhas, onde acontecerá, em definitivo, o pastoreio dos Santos por Cristo: “Haverá  um só  rebanho  e  um    pastor”, ( Jo. 10, 16).
     As duas espigas maduras de trigo: a semente da Palavra de Deus, semeadura contínua da Palavra de Deus, pelo Bispo e seus Presbíteros e Diáconos. E a semente também, enquanto símbolo da produção de grãos, grande atividade do povo, (de Deus), no território da Diocese. Ondulação em prata, seguida de azul: uma concretização das Cataratas, símbolo primeiro dada pela natureza à Diocese de Foz do Iguaçu. O timbre com a Cruz Episcopal: insígnia do Bispo que preside à caridade, santifica, vigia e governa o povo de Deus, na Igreja particular de Foz do Iguaçu.
 
              Agradecemos ao Pe. Paulo Iubel, da Arquidiocese de Curitiba, pelo belo e significativo trabalho. 


DOM DIRCEU VEGINI
BISPO DIOCESANO DE FOZ DO IGUAÇU